apresentação

"Ninguém me deu lição nenhuma. É da minha cabeça. É um dom que Deus me deu."
Expedita Carlota, Trindade/PE


Parteiras – Um Mundo pelas Mãos é uma exposição fotográfica itinerante que lança um olhar sobre o universo das parteiras tradicionais pernambucanas, buscando desvelar suas histórias de vida, seus saberes, suas casas, suas práticas.


A exposição é um desdobramento de um projeto maior do Instituto Nômades, iniciado com as pesquisas “Saberes e Práticas das Parteiras Tradicionais de Pernambuco” e “Saberes e Práticas das Parteiras Indígenas de Pernambuco”, que identificaram e registraram os saberes e as práticas de 225 parteiras de seis municípios e três etnias indígenas do estado, entre os anos 2008 a 2011. Essa e outras ações integram o que chamamos de Museu da Parteira, uma série de iniciativas de registro e promoção do ofício e de suas detentoras. Trata-se, portanto, de um museu em processo.

Parteiras – Um Mundo pelas Mãos se propõe a “devolver” as imagens e os resultados dos inventários a seus portadores e à comunidade envolvida, bem como ao público em geral, além de promover a valorização do ofício do partejar.

As fotografias resultam de caminhos feitos pela equipe rumo a encontros especiais. Encontros que contam histórias de um ofício: o da parteria tradicional. Essas narrativas estão nas imagens da exposição que propõem visitas a esse universo feito de plantas, animais, paisagens, utensílios de trabalho, além de solidariedade, coragem, sabedoria e fé.


Narrativas Curumim